quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Tesla S não dá para quem quer

Imagem by Tesla Motors

Mesmo com seu modelo S custando quase cem mil dólares nos Estados Unidos, mesmo tendo sudo alvo de chacotas e sabotagens em testes tendenciosos, mesmo atraindo a ira dos veoitistas fundamentalistas, a Tesla está superando todas as expectativas. Enquanto as grandes montadoras se seguram para não tombarem à crise, que elas mesmas ajudaram a criar, a fábrica dos melhores carros eléctricos do mundo não consegue atender à demanda do consumidor.

Com previsão inicial de quinze mil unidades ao ano, o Model S tem uma fila de espera de onze meses. espera digna dos Rolls Royce, que deveria juntar forças para produzir seus próprios plug-in. A produção já está sendo ampliada para vinte mil unidades ao ano, mas o crescimento da demanda talvez obrigue a fábrica a duplicar as estimativas iniciais.

Deveriam estar pulando de alegria, e estão, mas não com muito entusiasmo. Foi justamente o sucesso muito acima da capacidade instalada, que decretou o fim precoce da Cord, que tentando atender à demanda, acabou pecando na qualidade e no acabamento, algo imperdoável em automóveis de luxo. O Model S é um carro de luxo.

Fonte da imagem: http://antigosverdeamarelo.blogspot.com.br/

Por outro lado, o sedã com autonomia de 485km e máxima de 200km/h, prova que o comprador potencial dos carros eléctricos está disposto a pagar mais por um carro de verdade que seja abastecido na tomada. Como diz a própria Tesla, não é para comprar só porque é eléctrico.

O Model X, o utilitário esportivo 4X4 puramente eléctrico da Tesla, que tem as características portas traseiras asas-de-gaivota, e custará mais do que o S, já tem quinhentas encomendas confirmadas. Ainda está previsto um modelo com 245km de autonomia, que será vendido por cerca de US$ 57.000,00, nos Estados Unidos, sem os incentivos do governo. Terá acabamento mais simples e enxuto, mas nada que envergonhe as concessionárias da marca.

Imagem by Tesla Motors

Mas o que eles fazem que as outras não fazem, pergunta o leitor recém-chegado? Eles confiam no seu taco e ousam. Sabem do que são capazes e fazem, usam mais de engenharia do que de marketing, para resonver os problemas de engenharia. Não usam o bordão "Carro verde! Pague mais e leve menos para ajudar a natureza", desde o já saudoso e candidato a clássico Tesla Roadster, a montadora se esmera em fazer o consumidor querer seus carros porque são bons, deixando a parte de ecologia e economia operacional como acréscimo para as vendas, dando dignidade aos carros eléctricos, que até então eram vistos como pedintes automotivos. Parece que as montadoras tradicionais não perceberam, mas deu certo.

A Tesla Motors já tinha confirmado interesse em vir para o Brasil, em 2014, mesmo com o IPI de então batendo nos 48%. Caiu para 37%, para os importados. Provavelmente o modelo popular(?) desembarcará por aqui como carro-chefe, já como lançamento, provavelmente custando menos do que o Leaf, com uma estética muito mais apurada e rodando bem mais do que ele. Não será um carro para as massas, mas será um colírio para quem ainda pensa que carro eléctrico tem que ser feio, desengonçado, ou se parecer com um disco voador de filme trash.

Uma empresa dessas, merece minhas linhas e minha divulgação. Não que eu vá fazer grande diferença no balanço anual, mas merece. Seja lá o que for, façam como Elon Musk, co-fundador da Tesla, não se apóie em jargões, no senso comum, na boa vontade ou mesmo no tema em voga. Façam algo que as pessoas queiram comprar porque quererão comprar, porque vão gostar de usar e mostrar aos amigos. Façam o seu melhor, ou não façam!

Rolls Royce, aprenda!

Website da Tesla, clique aqui e babe também.

7 comentários:

  1. Pelo menos em termos de design a Tesla está fugindo à aparência de fragilidade que atinge alguns modelos de outras marcas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O design é bem pensado. Suave, mas robusto, como no New Yorker 1949.

      Excluir
    2. Não vou te mentir, ainda prefiro um motor de combustão interna, mais especificamente a diesel, mas o design dos Tesla me convence. Se me sobrasse tempo e dinheiro, e tivesse um galpão bem equipado para executar projetos inusitados, eu ficaria tentado a montar uma réplica do Model X usando o drivetrain de algum utilitário a diesel, talvez até tentasse montar algum layout similar ao do Peugeot 3008 Hybrid4...

      Excluir
  2. Que pena que o Tesla Roadster se foi. Era um bom carro, embora eu tenha visto no You Tube, um vídeo onde um Tesla Roadster toma um cacete de um Fusquinha eletrificado. Isso, e, pelo menos um V6 de até uns 2.4 litros biturbo, e não vai ter pra ninguém. Se vier um Tesla híbrido, #PODESER que ele faça mais sucesso ainda.

    ResponderExcluir
  3. Ou um V8 de mesma cilindrada, ou até uns 3.6 litros quadriturbo, para aplacar a choradeira dos americanos. Ou então, chuta logo o balde e faz um V10 biturbo, ou V12 quadriturbo ou hexaturbo, de até uns 3.6 litros, e tá tudo bem. Downsizing mais radical do que isso, acho meio difícil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. V8 até 3.6L daria certo, com 2 turbos, ou um V10 de 4.5L, embora eu ainda não fosse apostar tanto num motor com mais de 6 cilindros se a Tesla resolvesse entrar no mercado dos híbridos. Acho difícil que o façam, mas se fizerem eu não esperaria nada muito diferente do que é oferecido na linha da Lexus.

      Excluir
  4. Dificilmente a Tesla fará um híbrido, porque o híbrido que poderia fazer é fabricado por um discidente, o fundador da Fisker. Uma está para a outra como a Ford para a GMC.

    ResponderExcluir